Vinhopedia - A enciclopédia do vinho.
Aprenda como abrir uma garrafa de vinho

Como abrir garrafa de vinho

Abrir garrafa de vinho?

Por mais simples que isso possa parecer, você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que não fazem a menor ideia de como se faz para abrir garrafa de vinho. Abrir uma garrafa de vinho é algo que poucas pessoas sabem como fazer da forma correta, mas é algo que todos nós algum dia vamos vivenciar, alguns mais do que outros. O guia a seguir mostra passo a passo como abrir corretamente uma garrafa de vinho.

 

O que você irá precisar

Antes de você aprender a abrir uma garrafa de vinho você precisará de uma ferramenta essencial, um simples saca-rolha. Eles estão disponíveis em diversos formatos e na grande maioria dos supermercados, custando aproximadamente R$ 8,00 – R$ 15,00. Não é necessário comprar o saca-rolhas mais caros existente, até porque normalmente os mais baratos costumam ser os mais fáceis de utilizar na hora de abrir sua garrafa de vinho. Será necessário também uma faca, caso o seu saca-rolhas já nao possua embutido uma pequena faca para corte. Certifique-se que a ponta do saca-rolha esteja bem pontuda, pois isso facilitará no momento em que irá fazer o perfuramento da rolha. Pronto para iniciar a abertura da sua garrafa de vinho?

 

Como abrir uma garrafa de vinho passo-a-passo (resumidamente)

  1. Segure firmemente a garrafa ou posicione-a numa superfície que não seja escorregadia.
  2. Com uma faca, corte o lacre circularmente logo abaixo do pequeno desnível que há no gargalo da garrafa.
  3. Retire o lacre cortado e coloque a ponta do saca-rolha no centro da rolha (cortiça).
  4. Comece a girar no sentido horário pressionando o saca-rolha contra a garrafa e com um ângulo reto para evitar aque ao abrir, a garrafa se quebre.
  5. Assim que praticamente todo o saca-rolha estiver dentro da rolha (cortiça), coloque a pequena dobradiça na ponta da garrafa.
  6. Segure com sua mão a dobradiça, pressionando-a com a palma da mão e com a outra mão puxe o saca-rolha para cima.
  7. Assim que metade da rolha estiver para fora, você poderá puxar o restante somente com a mão e sem a ajuda da dobradiça.

 

Como abrir uma garrafa de vinho passo-a-passo (com fotos)

  1. A primeira coisa que você deve fazer é ter a certeza de que a garrafa esteja bem firme e numa superfície que não seja escorregadia. A última coisa que você gostaria é que ela escorregasse da sua mão e caísse no chão. Isso é algo que ninguém gostaria de experimentar.
    Segure firmemente a garrafa

    Segure firmemente a garrafa

     

  2. Verifique se a garrafa possui um lacre de proteção na ponta da garrafa. Caso afirmativo, com uma faca comece a cortá-lo, colocando seu polegar na parte de trás do gargalo da garrafa, enquanto da esquerda para a direita você gira o gargalo até que os cortes se encontrem. Nesse ponto você deve fazer com que o corte seja feito de forma simétrica.
    Utilize o cortador ou uma faca

    Utilize o cortador ou uma faca 

    Localize o desnível

    Localize o desnível

     

    Comece a cortar circularmente

    Comece a cortar circularmente

     

  3. Caso o seu corte tenha sido feito da forma correta, o lacre sairá facilmente apenas puxando-o para cima, e sem nenhuma dificuldade.
    Retire o lacre

    Retire o lacre

     

  4. Guarde a faca e então posicione a ponta do saca-rolha bem no centro da rolha (cortiça).
  5. Comece pressionando a parte de cima do saca-rolhas e ao mesmo tempo gire-o no sentido horário. Certifique-se de que ele esteja entrando em um ângulo reto, pois caso esteja entrando torto, no momento de abrir a garrafa pode acontecer de quebrá-la.
    Posicione o saca-rolha

    Posicione o saca-rolha

     

  6. Gire o saca-rolha até praticamente sumir toda a parte da sua ponta, e fique somente 1 ou 2 centímetros para fora, ou até que somente a penúltima volta do saca-rolhas esteja aparecendo. Logo após, localize a pequena dobradiça do saca-rolha e encaixe-a na ponta da garrafa.
    Hora de parar

    Hora de parar 

    Posicione a alavanca

    Posicione a alavanca

     

  7. Segure a dobradiça, apertando com a palma da mão contra a garrafa, e com a outra mão puxe o outro lado do saca-rolha para cima. Se você puxar da forma correta a rolha (cortiça) então começará a sair da garrafa.
    Puxe

    Puxe 

    Puxe mais

    Puxe mais

     

  8. Assim que metade da rolha estiver para fora, você irá perceber que não será mais possível puxá-la dessa forma. Você pode utilizar a segunda dobradiça para puxar o restante da rolha para fora, ou simplesmente puxe vagarosamente (para evitar que o vinho se derrame) com sua mão.

 

2 Comentários

  1. jose luiz castilhos

    4 anos atrás

    existem norrmalmente 4 buraquinhos no lacre em cima da rolha da garrafa de vinhos.Pra que serve estes furinhos

    Responder
  2. Ailton

    4 anos atrás

    Gostei das dicas.. Alto nivel…

    Responder

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>