Vinhopedia - A enciclopédia do vinho.
Vinho não consumido

Como armazenar vinho depois de aberto (Guia Completo)

Por que vinho tinto fica ruim um tempo após aberto?

O oxigênio transforma o vinho tinto em vinagre. Sendo assim, o segredo é fazer com que a superfície do vinho tenha pouco contato com oxigênio quando for armazenar vinho. Há alguns métodos utilizados para prolongar a vida do vinho na prateleira logo após aberto, todos baseados em minimizar a exposição ao oxigênio e até mesmo substituindo ou até mesmo removendo o oxigênio. Com os procedimentos corretos uma garrafa de vinho tinto pode ser armazenada por até uma semana.

 

Cuidados básicos logo após a abertura da garrafa

Rolha de Garrafa Aberta

Para armazenar vinho re-coloque sempre a rolha na tampa garrafa logo após cada uso. Mantenha sempre a garrafa longe da exposição de luz e armazenada em temperatura ambiente. Na maioria dos casos manter o vinho sob refrigeração (na geladeira) é um ótimo caminho para permitir que o vinho se mantenha fresco por mais tempo, mesmo vinho tinto. Quando armazenado em baixas temperaturas o processo químico é desacelerado, incluindo o processo de oxidação, que ocorre quando o vinho é exposto ao oxigênio. Quando a garrafa de vinho aberta, com a rolha, é mantida numa geladeira, isso faz com que ele se mantenha fresco por até 3-5 dias. Isso é um bom começo, mas nós podemos fazer ainda melhor!

 

Dicas frescas para armazenar vinho

  • Para melhores resultados, armazene a garrafa de vinho na posição vertical, para minimizar o contato do oxigênio com a superfície do vinho.
  • Evite mudanças drásticas de temperatura, o que poderia estragar seu vinho.
  • Você pode aquecer uma garrafa de vinho com água morna. Tome cuidado para não utilizar água quente. A água deve estar somente um pouco mais quente do que a temperatura ambiente.

 

O que evitar quando for armazenar vinho tinto

  • Não armazene a garrafa de vinho na horizontal (normalmente quando colocado na geladeira). Isso aumenta o contato da superfície do vinho com o oxigênio.
  • Não armazene a garrafa de vinho próximo à janela. Isso pode fazer com que a exposição ao sol estrague-o e mude de cor.
  • Não armazene a garrafa de vinho  em temperaturas acima de 21ºC. É preferível que mantenha na geladeira.

Se você não tem ou não tem interesse em comprar alguns acessórios para preservar seu vinho tinto da forma mais adequada, tente colocá-lo numa garrafa menor para que a quantidade de vinho que fique em contato com o ar seja reduzida.

 

Quais são os vinhos tinto que estragam mais facilmente

  • O Pinot Noir é um dos vinhos tinto mais sensíveis quando exposto ao ar.
  • Vinhos antigos acima de 8-10 anos.
  • Vinho orgânico ou vinho sem SO2 (dióxido de enxofre) são tipicamente mais frágeis.
  • Algumas variedades de vinhos como Zinfandel, Nebbiolo, Grenache e Sangiovese.

 

Acessórios/Ferramentas para a preservação do vinho aberto

Existem diversos acessórios e ferramentas disponíveis para serem utilizadas na preservação de garrafas de vinho já abertas. A maioria delas não funciona muito bem, algumas melhores do que as outras e outras totalmente inúteis. Há dois tipos que funcionam de uma forma melhor: bomba de vácuo e preservação por gás inerte.

Bomba de vácuo

O funcionamento da bomba de vácuo é muito simples. Há uma tampa de borracha reusável que em conjunto com a bomba de ar, faz com que seja retirado o ar de dentro da garrafa (não completamente).

Bomba à vácuo - Armazenar vinho

Controvérsias da bomba de vácuo

Há algumas discussões ã respeito da efetividade da bomba de vácuo para manter o vinho. O argumento afirma que há apenas um vácuo parcial, significando assim que o vinho continua a ter contato com o oxigênio e que isso acaba criando uma diferença de pressão, o que ocasiona consequentemente na perda de aroma do vinho. Defensores dessa técnica afirmam que é visualmente evidente que pequenas bolhas escapam do vinho sob vácuo. No entanto não há nenhuma comprovação científica de que comprove realmente isso de que sob determinada pressão pode haver perda de sabor ou aroma.

Por outro lado, há inúmeros fabricantes nessa área de produzir ferramentas e acessórios para preservar o vinho sob vácuo. E de qualquer forma, as bombas de vácuo não são caras. É recomendado que você tente por si próprio para tirar suas próprias conclusões.

 

Gás inerte

O gás inerte é um gás que deve ser colocado dentro da garrafa, e por ser mais pesado que o ar, faz com que o ar não fique em contato direto com o vinho, porém, não há uma quantidade indicada de gás que deve ser colocada dentro para que funcione perfeitamente.

15 Comentários

  1. Alvaro

    Bom seu blog de vinhos , mande dicas de melhores compras e o que se deve levar em conta ao sair as compras quando nao se eh um expert.

    Responder
  2. Alvelei

    Gostei muito destas informações, gostaria de receber mais informações sobre o assunto.

    Responder
  3. Rita Vieira

    Gostaria de saber que tipo de vinho posso armazenar por tempo longo após aberto e que seja baixo valor alcoólico, onde encontrar
    Obrigada

    Responder
  4. Renato Santos

    Muito instrutivo parabéns

    Responder
  5. Mario Vicente Troiano

    A utilização da bomba de vácuo não é muito adequada pois a redução da pressão interna da garrafa remove parte dos perfumes e provoca evaporação de componentes líquidos mais voláteis como o álcool ( a redução de pressão altera o ponto de ebulição dos componentes). Toda vez que a bomba é utilizada, uma fração dos voláteis é removida do vinho e é diretamente proporcional à temperatura em que o vinho estiver.Já a utilização do nitrogênio gasoso elimina muito do ar adquirido na garrafas após aberto, ainda reduz a proliferarão de micro-organismos aeróbicos que contaminem externamente a garrafa e o meio ambiente externo. O uso do nitrogênio é largamente utilizada na indústria alimentícia como pratica segura de conservação dos alimentos e bebidas.

    Responder
  6. MICHEL

    Fiquei em dúvida sobre a posição do vinho, tenho em casa 2 vinhos brancos ainda não abertos, no rótulo diz para deixarem preferencialmente na horizontal e aqui no Blog você diz para deixar na vertical.
    Qual é melhor?

    E em temperatura ambiente, sem abrir o vinho quanto tempo eles podem durar?

    Responder
    • Aline

      Acho que fala pra deixar na vertical somente depois de aberto.

      Responder
  7. Marleide

    Amo 1 bom cálice de vinho, porém não sei como preservá los antes de abertos.
    Onde posso por as garrafas e como mantê lo bem e na mesma composição por alguns meses.

    Responder
    • Ana

      Fechado qualquer lugar dentro de uma armário que não tenha contato com luz direta. Após aberto a garrafa deve permanecer em pé.

      Responder
  8. Maria Angélica dos Santos Torres

    Gostei de ter atendida minha curiosidade sobre preservação maior do vinho após aberto e não consumido totalmente.

    Responder
  9. jose stenio pinheiro

    pretendo conhecer bons vinhos e como conserva-los
    obrigado

    Responder
  10. Cristiane

    Tenho uma garrafa de vinho guardado há mais de um ano, espumante rosé, hoje coloquei na geladeira pois achei que ia beber, mas não foi aberto. Tenho que manter na geladeira ou posso voltar ele para o ambiente onde eu o armazenarva?

    Responder
  11. marianesamartinspereira

    quero mesmo e tomar vinho beijos

    Responder
  12. Elizabeth Augusta dos Anjos

    Qual o vinho tinto de sabor mais suave? O macaw é um bom vinho?

    Responder
  13. Angela

    Li uma pergunta da Cristiane de janeiro de 2019.e nao vizualizei a resposta e gostaria desta informaçao, se coloco um vinho na geladeira e resolvo nao consumir naquele momento , o ideal é deixa.lo na geladeira ate consumir ou retira.lo.

    Responder

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>