Vinhopedia - A enciclopédia do vinho.
Vinho Lambrusco

Vinho Lambrusco

Origem

Lambrusco é o nome tanto da uva quanto da região ao qual elas são produzidas, ao norte da Itália. Umas das variedades de uva mais antigas do país e que já possui mais de 60 derivações, dos quais as mais conhecidas são Sorbara, Salamino e Grasparossa. Sorbara foi criado para se fazer vinhos perfumados, aromáticos, enquanto que o Grasparossa é conhecido por ter sua estrutura mais encorpada, com seu poderoso tanino. Salamino, conhecido por produzir vinhos tanto encorpados quanto bem aromáticos, também merece atenção pelo fato de que seu nome é derivado do formato de salame de seus cachos.

Região de produção de Lambrusco

Região de produção de Lambrusco, na Itália, em Emília-Romanha.

 

Tipos

Em adição à variedade de uvas associadas com Lambrusco são as cores. Tintos e rosés, que podem fazer tanto vinho seco quando vinho doce. Embora não muito comum, é possível encontrar Lambrusco branco seco, totalmente espumante.
Os traços comuns entre todos eles é que são frizantes (semi-espumante) ou espumante. Nos dias de hoje, a grande maioria dos Lambruscos, assim como os Prosecco, passam por fermentação secundária em tanques pressurizados antes de serem transferidos para engarrafar, embora alguns produtores optem pela forma mais tradicional de engarrafar, o que adiciona um sabor único a eles.

 

Lambrusco di Grasparossa

Lambrusco di Grasparossa

Lambrusco di Salamino

Lambrusco di Salamino

Lambrusco di Sorbara

Lambrusco di Sorbara

 

Uva do Lambrusco

Uva do Lambrusco

Nenhum comentário ainda

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>