Vinhopedia - A enciclopédia do vinho.
Regras de combinação de vinho com comida

6 regras de como combinar vinho com comida

Vinho é um assunto que para alguns pode ser algo intimidador, mas não deveria. Converse por apenas 5 minutos com algum sommelier e você se sentirá à vontade sobre o tema.

Uma das formas mais interessantes e deliciosas de se abordar o tema é fazendo-o através das combinações com comidas. Combinar  vinho com comida é mais fácil do que se parece, e vamos mostrar isso agora para você. Logo abaixo, estão 6 regras básicas de especialistas no assunto. Note que estas regras são formas simplificadas de uso nas combinações, mas não devem ser levadas sempre em consideração, pelo fato de que cada vinho é diferente, e experimentá-los faz parte do processo. Ao terminar de ler estas 6 regras, você estará mais tranquilo e preparado para fazer combinações de escolha do melhor vinho para acompanhar sua refeição.

1) Atente para o peso da comida

Ao invés de se preocupar e se atrapalhar com os tipos de vinho que você nem se lembra como pronunciar o nome das uvas, atente para o peso da comida ao qual deseja fazer a combinação. Você está comendo uma refeição pesada como filé mingnon com batata gratinada? Então você precisará de um vinho pesado para acompanhar, como um Cabernet ou Merlot. Se está comendo um prato leve como um filé de peixe, então um vinho branco Riesling é uma ótima pedida.

 

2) O que cresce junto, cai bem junto

Esta é uma abordagem clássica que é utilizada por apenas um motivo. Genericamente falando, carne vermelha combina bem com vinhos que vêm de áreas afastadas do mar. Por exemplo, vinhos Rioja combinam muito bem com carne de porco. Da mesma forma, vinhos que tem origem de regiões costeiras combinam bem com frutos do mar. Vinhos de Tuscany ficam bem saborosos com tomates e óleo de oliva de Tuscan.

 

3) Pense no frescor e na idade

Combinar alimentos frescos com vinhos mais jovens. É possível combinar vegetais como ervilhas ou alho-poró com um Chardonnay da Califórnia, cujo frutado corresponderá ao frescor dos vegetais. Combinar cogumelos com Barolo ou Borgonha, também é uma ótima combinação.

 

4) Não se deixe levar pela cor

Vinho branco vai bem com frutos do mar e vinho tinto vai bem com carne vermelha, certo? Não necessariamente. Pense mais sobre o peso e a origem, e menos a respeito da cor. Um vinho leve tinto, como um Pinot Noir, pode combinar muito bem com peixe (Tuna), por exemplo. Também uma boa combinação é polvo com Grenache.

 

5) Gordura e Tanino fazem uma boa combinação

O Tanino é o responsável por fazer o vinho ser seco. Sua origem é da casca das uvas e de seu caule. Quanto mais espessa a casca (pele) da uva, mais tanino ela contém e mais seco é o vinho. Tanino combina bem com comida calórica e gordurosa, e não é somente a carne vermelha que entra nessa combinação. Pense em um Ravioli com queijo, cream cheese e creme de leite. Essa gordura toda daria uma boa combinação com algum vinho tinto seco.

 

6) Não pense muito na hora de combinar

Vinhos tem algumas pequenas regras básicas de combinações, mas nem sempre deve-se levá-las ao pé da letra. Se não houver forma de combinar, então divirta-se e não se estresse. A pior coisa que pode acontecer é você combinar algo que você não goste, e então você terá que abrir outra garrafa de vinho que você goste para provar novamente.

1 Comentário

  1. Hosting Italia

    Voce pode combinar uma comida mais gordurosa com um vinho branco bem mineral e fresco. A acidez do vinho vai cortar a gordura da comida limpando o paladar. Uma combinacao que eu adoro, e feijoada com espumante. E os tintos mais leves podem harmonizar perfeitamente com peixes de mais estrutura como o salmao. Portanto, se voce estiver num restaurante e quiser tomar um branco com aquela costela, pode dar essa explicacao que vai ficar bonito.

    Responder

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>