Vinhopedia - A enciclopédia do vinho.
Garrafa ou taça?

Uma taça ou uma garrafa? O que pedir no restaurante?

Esta é uma simples questão de matemática e consumo. Enquanto alguns restaurantes servem os vinhos em taças de 180ml ou taças de 120ml, a grande maioria usa taças de 150ml. Isso significa que uma garrafa padrão de vinho de 750ml contém 5 taças. A maioria dos restaurantes definem o preço da taça, muito maior do que o valor de ⅕ do preço total de uma garrafa padrão, ou seja, se há uma grande chance de você consumir 5 taças, então compre uma garrafa.

Por outro lado, se você quer somente 1 ou 2 taças, seja pelo fato de você estar tomando sozinho, ou porque você quer provar diferentes tipos de vinho, então pedir por taça faz todo sentido.

Dicas

Tenha em mente, porém, que os restaurantes costumam deixar restos de vinho nas garrafas ao final da noite. Esses vinhos costumam ser servidos no dia seguinte, e algumas vezes por vários dias. Um vinho que foi aberto durante a noite não necessariamente é um vinho com sabor ruim; ele somente pode não ter um sabor tão agradável. Por isso, sempre pergunte a quanto tempo a garrafa foi aberta, se você está pedindo uma taça, e se a resposta for qualquer coisa antes de “hoje”, pegue um vinho diferente, ou pergunte se é possível tomar um pequeno gole para ter certeza de que está de acordo com seus gostos.

Uma garrafa serve 5 taças

Quantas pessoas?
Cada um bebe quantas taças?
O ideal é

 

3 Comentários

  1. Tuanni

    Adorei!! Tirou todas as minhas dúvidas, obrigada!

    Responder
  2. waner leastro santos

    achei muito interessante os artigos lidos. não pretendo ser um especialista em vinhos, porém gosto de degustá-los

    Responder
  3. Li Araujo

    Obrigada pela dica!

    Responder

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>