Vinhopedia - A enciclopédia do vinho.
Pergolado

Curiosidades sobre vinhos

Muitos são os temas a serem discutidos no mundo dos vinhos, porém todos eles possuem sempre algumas curiosidades. Vamos conhecê-las?

É possível fazer vinho branco com uva tinta

UvaBrancaXTinta

Diferente do que muitos pensam é possível sim fazer vinhos brancos com uvas tinta. O melhor exemplo são os champagnes, eles possuem três uvas, Chardonnay (branca), Pinot Noir e Pinot Meunier (tintas).

O que dá cor ao vinho é a casca da uva, a polpa em seu interior não possui a coloração avermelhada das uvas tintas, logo na produção dos champagnes e alguns outros vinhos brancos usando uvas tintas é eliminado a casca da uva.

Carménère, exclusividade Chilena

A Uva Carménère, conhecida pelos brasileiros e largamente produzida no Chile, é praticamente uma exclusividade Chilena. Originária da França na região de Bourdeaux a Uva Carménère foi dizimada por uma praga chamada Filoxera em 1880. Em 1994 a uva foi encontrada no Chile e iniciou-se a produção que hoje é uma das maiores e mais importantes da America Latina.

Há outras pequenas produções de Carménère em outros lugares do mundo, porém pela qualidade dos vinhos chilenos o Chile é praticamente um produtor exclusivo com esta uva.

Vinho Fino x Vinho de Mesa

UvaAmericana

A produção da maioria dos vinhos no mundo utiliza uvas do gênero Vitis e da espécie Vinifera, apenas esta espécie possui mais de 5 mil variedades, como por exemplo: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay etc. Porém há outras 40 espécies de uvas do gênero Vitis, a mais famosa delas é a Vitis Labrusca, uma espécie americana que é muito utilizado em todo mundo para produção de sucos , doces e vinhos de baixa qualidade tambem conhecidos meramente por vinhos de mesa.

Os vinhos das Vitis Viniferas produzem vinhos com características de aroma, sabor e coloração muito elaborados e são conhecidos por vinhos finos.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que permitem a utilização de uvas americadas (Vitis Labrusca) para produção de vinho e o consumo de vinhos de mesa ainda é maior do que dos vinhos finos.

Plantio da uva com espaldeira

Quando pensamos no cultivo da uva é comum lembrar dos parrerais e a primeira imagem que  vem a cabeça é semelhante ao da foto abaixo. A uva é uma trepadeira e seu cultivo necessita de uma sustentação para o crescimento e facilidade no manejo e colheita do fruto.

Pergolado

A foto acima apresenta a forma de cultivo pergolado, porém essa forma de cultivo é raramente usada para os produtores de uvas viníferas. A Espaldeira é o método de plantio mais comum, pois permite que as uvas tenham maior insolação e isso melhora a qualidade da uva e influencia inclusive no teor alcoólico do vinho. Abaixo é possivel ver alguns exemplos de um plantio com espaldeiras.

Espaldeira

Espaldeira2

 

1 Comentário

  1. Helio Straliote

    Tenho uma garrafa de vinho do porto calem velhotes fine tawny, onde consta o código de barras: 601077111023, é possível saber o ano deste vinho e se ainda está bom para o consumo?

    Responder

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>