Vinhopedia - A enciclopédia do vinho.
Mapa de consumo de vinho per capita

Os países onde mais se bebe vinho no mundo

O vinho é uma bebida incrível. Ele é consumido em diversos lugares, desde os restaurantes mais requintados até quartos de dormitórios de estudantes. O ser humano vem cultivando uvas e bebendo vinho desde a época em que inventaram a agricultura.

O Instituto do Vinho da Califórnia acompanhou uma série de estatísticas sobre vinho, incluindo o consumo ao redor do mundo. O mapa abaixo, mostra quanto vinho foi consumido por pessoa em cada um dos países, no ano de 2010:

Mapa de consumo de vinho per capita

Naturalmente, a maioria esmagadora de consumo de vinho, são os países da Europa. Surpreendentemente, a Cidade do Vaticano, deixa todos os outros países para trás, com cerca de 54 litros consumidos por pessoa (ou cerca de 98 garrafas de tamanho padrão), no ano de 2010.

 

Países que mais consomem vinho (per capita)

Abaixo segue uma lista dos 20 países na lista dos que mais consomem vinho no mundo, segundo o estudo do Instituto do Vinho. O Brasil ficou na 96ª posição, com cerca de apenas 1,79 litros consumidos per capita. Ficamos atrás de diversos outros países da América do Sul, como o Paraguay na 74ª posição e 5,25 litros consumidos per capita, e o Uruguai, na incrível 17ª posição e 25,61 litros consumidos per capita.

Tabela de consumo per capita de vinho no mundo

Vaticano está na frente

O jornal The Guardian, tentou descobrir por que um pequeno enclave de padres e cardeais, aparentemente beberam quase 2 vezes mais vinho que qualquer outro país no mundo. Algumas das possibilidades que eles consideram, é o uso cerimonial do vinho no sacramento da comunhão (improvável, pois as regras da igreja controlam a comunhão com vinho), ou Romanos entrando no Vaticano para comprar vinho livre de impostos e levá-lo de volta para casa (também improvável), e até mesmo a demografia — o Vaticano tem cerca de somente 800 habitantes (essa talvez seja a mais provável explicação), nenhuma das quais são crianças. Porém, até o momento, o fato absoluto da relação consumista de vinho no Vaticano, ainda continua a ser um mistério.

Nenhum comentário ainda

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>